• Sexta, 26 de Junho de 2026

Schweinsteiger rebate acusação de racismo na Copa: "Estava falando de futebol, não de pessoas"

Técnico da Costa do Marfim criticou ex-jogador, comentarista na TV alemã, por declaração de que futebol africano era caracterizado como "selvagem" e "não tão marcado pela tática"

GLOBOESPORTE.COM / REDAçãO DO GE


Schweinsteiger está comentando a Copa do Mundo — Foto: REUTERS/Dylan Martinez

O ex-jogador Bastian Schweinsteiger se manifestou depois de o técnico da seleção da Costa do Marfim, Emerse Faé, criticar as declarações dele de que o futebol africano era caracterizado como "selvagem" e "não tão marcado pela tática".

— Eu estava falando de futebol, não de pessoas. Esta é uma análise de futebol. Nada mais, nada menos. Eu absolutamente não tive a intenção de ofender ninguém — argumentou o comentarista de TV, em um comunicado à ARD, emissora pública alemã para a qual está trabalhando durante a Copa do Mundo.

VEJA TAMBÉM: + 🔍 adicione o ge nas suas fontes favoritas do Google + Calendário da Copa: veja datas e horários dos jogos + SIMULADOR: escolha quem avança na Copa + Veja a tabela da Copa do Mundo

O coordenador de esportes da ARD, Axel Balkauksy, saiu em defesa do campeão da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, e disse que Schweinsteiger "expressou suas expectativas em relação ao estilo de jogo da seleção marfinense".

— Ele resumiu suas experiências e observações de partidas recentes. Não se tratava de uma análise individual, mas sim de uma avaliação futebolística.

Depois da vitória sobre Curaçao que garantiu a classificação inédita da Costa do Marfim para a segunda fase da Copa, o técnico marfinense lamentou os comentários do ex-meio-campista alemão, dizendo que eles poderiam ser interpretados como racistas.

— Quando ouvi os comentários dele, fiquei decepcionado com o homem. Quando você entende de futebol como ele entende, é estranho que você fale desse jeito, o que poderíamos chamar de racista se fôssemos diretos. Mas é assim que as coisas são — criticou Emerse Faé.

— Hoje em dia, vivemos em um mundo onde todos são livres para dizer o que pensam. Eu não concordo necessariamente com ele. Mas não tenho outra solução a não ser aceitar as coisas como são e lidar com isso. Tudo o que posso fazer é mostrar em campo que o futebol africano não se resume apenas ao físico. Também somos muito técnicos, muito táticos. E tudo o que posso esperar é que tenha sido apenas uma declaração infeliz, que não tenha refletido exatamente o que ele pensava.

Segunda colocada do Grupo I, com seis pontos, a Costa do Marfim aguarda a definição do 2º lugar do Grupo E, entre Noruega e França, para conhecer seu adversário na segunda fase.



Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.
Para mais informações, consulte nossa política de cookies.