Coronel Sapucaia
Caminhão de empresa de Dourados é apreendido com 4,3 toneladas de maconha em SP
Apreensão ocorreu após troca de informações entre o DOF de Mato Grosso do Sul e a PM paulista
CLARA FARIAS E HELIO DE FREITAS, DE DOURADOS / CAMPO GRANDE NEWS
Caminhão da empresa Erva Mate Uhde, de Dourados, foi apreendido com 4,3 toneladas de maconha na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), em Presidente Epitácio (SP), nesta quarta-feira (24). O motorista foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Segundo a Polícia Militar de São Paulo, a apreensão ocorreu durante uma ação integrada entre o 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) e o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) de Mato Grosso do Sul.
Conforme a corporação, o DOF repassou informações indicando que um caminhão poderia estar sendo utilizado para transportar drogas em direção ao Estado de São Paulo. Com base nos dados compartilhados, equipes intensificaram o patrulhamento na região durante a Operação Faro e localizaram o veículo suspeito na Raposo Tavares.
Durante a abordagem, os policiais encontraram diversos fardos de maconha escondidos entre a carga transportada. Ao todo, foram apreendidos 4.380 quilos da droga, além do caminhão, um aparelho celular e dinheiro em espécie.
De acordo com a PM paulista, o prejuízo estimado ao crime organizado é de aproximadamente R$ 8,6 milhões. O motorista foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Presidente Epitácio, onde permaneceu à disposição da Justiça.
Após a divulgação da ocorrência, a Erva Mate Uhde publicou nota nas redes sociais informando que exerce suas atividades de forma regular, 'pautada pela legalidade, transparência e respeito às normas vigentes'.
A empresa também afirmou não possuir qualquer relação com os fatos investigados. 'A empresa não possui qualquer relação com fatos alheios às suas atividades empresariais e permanece à disposição das autoridades competentes para os esclarecimentos necessários', diz o comunicado.
No último domingo, a Polícia Militar de São Paulo apreendeu 750 quilos de maconha em outro caminhão que transportava erva-mate, no bairro Jurubatuba, na zona sul da capital paulista. Durante a ocorrência, os militares identificaram o veículo estacionado em frente a um ferro-velho e decidiram abordar o motorista. Ao se aproximarem, os policiais perceberam um forte odor de maconha e realizaram a vistoria no caminhão.
O Campo Grande News tentou contato com a Polícia Civil de São Paulo para verificar se as duas apreensões envolveram caminhões da mesma empresa, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. O espaço permanece aberto para manifestações.
Leia mais



Primeira página

